domingo, 8 de março de 2015

Correção da Tarefa (8º ANO) Tema: Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa:


1- A lição mais importante deixada pela civilização Rapanui é que a não preservação dos recursos naturais existentes na ilha e o seu consumo em excesso foram os responsáveis pela autodestruição dos seus moradores. Desta forma, devemos refletir e repensar nossas atitudes em relação à preservação dos recursos existentes hoje, no nosso planeta.

2- Sim. Se soubessem que estes recursos se esgotariam, teriam um consumo consciente e responsável, de acordo com a necessidade da população, evitando assim o fim trágico que tiveram.


3- Com certeza. Se não mudarmos nossa maneira de agir e passarmos a consumir nossos recursos de maneira consciente, estamos sujeitos a ter o mesmo fim da população da ilha de Páscoa.

Correção da Tarefa (6º ANO) - Alerta vermelho: Caburé na área




Aves de rapina: As aves de rapina ("rapina" = raptar, aves que raptam) é um termo utilizado para caracterizar as aves carnívoras que apresentam determinadas adaptações para a caça ativa. No geral, elas possuem o bico curvo e afiado, garras poderosas e fortes, além de uma excelente visão e audição. Pertencem a esse grupo as águias, gaviões, falcões, corujas, abutres e urubus.

Perguntas Frequentes:

Hábito crepuscular: Crepuscular é um termo usado para descrever animais que são primariamente ativos durante o crepúsculo, ou seja, no amanhecer e no anoitecer. A palavra é derivada do Latim crepusculum, que significa "crepúsculo". Crepuscular está então em contraste com os comportamentos diurno e noturno.


Explorando diferentes linguagens:

1- Uma ave de rapina é aquela que vem, em voo, agarra sua presa com muita rapidez e violência.
2- Significa que, em sua maioria, as corujas são ativas (alimentação, reprodução, etc.) durante o crepúsculo, tendendo a ficarem quietas e recolhidas no restante do tempo.
3- Não. Segundo o texto, o caburé é ativo durante o dia.
4- A ave é caçadora e se alimenta de pequenos animais, incluindo insetos.
5- Sim, pois os animais que lhes servem de alimento comem plantas ou se alimentam de outros animais que dependem das plantas por meio das cadeias alimentares.
6- Alguns exemplos de cadeias alimentares:




Correção da Tarefa (6º e 7º ANO) - Temas: Ciclo dia/noite, Ritmo biológico e O Seu Ciclo dia/noite


           
  1. Animais diurnos: pardais, bem-te-vis. tico-ticos, pombas. Animais noturnos:algumas espécies de corujas, morcegos, vaga-lumes. Isso acontece pois cada animal está adaptado a um ciclo (dia ou noite). Cada espécie tem  o seu ritmo biológico, o seu ritmo de vida. É uma regularidade da natureza.
  2. Onze horas: as folhas ficam abertas durante o dia e fechadas durante a noite. Girassol: quando o dia está iluminado – e movem suas folhas – ficam bem abertos e se movem para ficar viradas para o sol. Quando escurece, elas murcham um pouco.
  3. Quem não dorme tempo suficiente pode ficar irritado e, certamente, não terá disposição para praticar esportes, brincar e participar de atividades escolares.

  • Estabelecer horários regulares para deitar e levantar ajuda a ter uma vida regrada e saudável;
  • Procurar deixar o ambiente calmo o ajudará a dormir bem;
  • Antes de dormir, procure não tomar café, chás e refrigerantes que contenham cafeína (substância que tira o sono).