segunda-feira, 4 de maio de 2015

TRABALHO DE FÍSICA: CLÁUDIO PTOLOMEU

TRABALHO DE FÍSICA: CLÁUDIO PTOLOMEU

ALUNOS: JUAN E NICOLAS






       
 
 
 
 
 
 
 
       Cláudio Ptolomeu foi um cientista egípcio de etnia grega. Dedicou-se matemática, astronomia, geografia e física, escrevendo alguns dos mais importantes tratados científicos da Antiguidade. Futuramente seus escritos serviriam às civilizações árabe e medieval europeia como uma introdução ao mundo da ciência grega.

        Trabalhou em Alexandria, no Egito por volta de 120-145 e deixou uma obra composta de treze livros, cujo principal se tornou conhecido como o Almagesto          (O grande tratado), que sintetiza os trabalhos dos astrônomos gregos da antiguidade e é a principal fonte de conhecimento a respeito da obra de Hiparco, considerado o maior astrônomo da antiga Grécia. Hiparco elaborou o primeiro catálogo estelar, com as posições de 850 estrelas. Ptolomeu deu continuidade a esse trabalho e registrou em seu catálogo 1.022 estrelas, das quais 172 ele próprio descobriu.
 
PRINCIPAIS OBRAS:
 
    Almagesto (também conhecido como Grande Síntese) - treze livros sobre Astronomia, Geometria e Trigonometria. Nesta grande obra, Ptolomeu fez estudos sobre o movimento do Sol e da Lua, Trigonometria Esférica, descrição do Astrolábio, eclipses da Lua e do Sol, conjunções de planetas e catalogação de estrelas. 
  Hipóteses Planetárias – apresenta um calendário com as horas em que várias estrelas aparecem e desaparecem no céu. 
    Geografia – fez a descrição e medicação do planeta Terra.
   Harmônica – estudos de acústica e a matemática dos sons da música grega de sua época. 
    Sobre a dimensão – estudos sobre a tridimensionalidade do espaço.
   Óptica – estudos dos raios luminosos e refracção.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REVISÃO - 7º ANO